ARTICULAÇÃO E COMUNICAÇÃO ENTRE OS AGENTES DO ESTADO: POSSÍVEIS IMPACTOS SOBRE A IMPUNIDADE NOS CRIMES DE HOMICÍDIO

Taís Schilling Ferraz

Resumo


O artigo tem por escopo analisar os impactos provenientes da carência de integração e de comunicação entre os agentes do Estado, sobre a investigação e a persecução penal nos crimes de homicídio.  Adotando como pontos de partida o quadro de impunidade revelado em dados estatísticos e como marcos teóricos algumas pesquisas sobre o fluxo de funcionamento do sistema de Justiça e a revisão da bibliografia dedicada ao tema, o artigo centra foco em algumas etapas da constatação do crime e da investigação, demonstrando que a desarticulação de procedimentos, a ausência de sinergia e o uso de diferentes linguagens entre aqueles que atuam nos inquéritos e ações penais nos crimes de homicídio, comprometem a efetividade da resposta do Estado e criam ambiente propício, para que possam ser eventualmente subtraídos de investigação determinados atos de violência praticados pelos próprios agentes de segurança pública. Diante da interdependência das diferentes funções exercidas pelos atores da investigação e do processo e da forma apartada como atualmente as executam, o artigo propõe, ao final, que sejam implementadas algumas medidas para a produção e o compartilhamento de informações, para a articulação das ações, e para capacitação dos agentes, em uma perspectiva de corresponsabilidade de todos pela resposta adequada e eficiente aos crimes violentos.


Texto completo:

PDF

Referências


ADORNO, S.F.; PASINATO, W. A Justiça no Tempo, O Tempo da Justiça. Tempo Social, v. 19, n. 2, pp 131-155, 2007.

AZEVEDO, R.G; DO NASCIMENTO, A.A. Desafios da reforma das polícias no Brasil: Permanência autoritária e perspectivas de mudanças. Porto Alegre: Civitas, v. 16, n. 4, p. 653-674, out-dez 2016, p. 657

BORGES, Doriam (Coord.). Mortes Violentas no Brasil. Uma análise do fluxo de informações. In BRASIL. Ministério da Justiça. Homicídios no Brasil: Registro e Fluxo de Informações. Brasília: Coleção Pensando a Segurança Pública, v. 1, 2013.

CAMPOS, Marcelo da Silveira; ALVAREZ, Marcos César. Políticas Públicas de Segurança, Violência e Punição no Brasil (2000 – 2006). In MICELI, Sergio; MARTINS, Carlos Benedito (org.). Sociologia Brasileira Hoje. Cotia: Ateliê Editorial, p. 143-213, 2017.

CANO, Ignacio; DUARTE, Thais. Mensurando a Impunidade no Sistema de Justiça Criminal do Rio de Janeiro. 3º Congresso Latino-Americano de Ciência Política: Democracia e Desigualdades. UNICAMP, 2006.

COELHO, E.C. A Administração da Justiça Criminal no Rio de Janeiro: 1942-1967. Dados Revista de Ciências Sociais, v. 29, n. 1, p. 61-81, 1986.

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO; ESTRATÉGIA NACIONAL DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA. Relatório Nacional da Execução da Meta 2: Um diagnóstico da investigação de homicídios no país. Brasília: CNMP, 2012. Disponível em http://www.cnmp.mp.br/portal/images/stories/Enasp/relatorio_enasp_FINAL.pdf. Acesso em 18 set. 2018.

DE JESUS, Tânia; MOTA, Eduardo. Fatores associados à subnotificação de causas violentas de óbito. Cadernos de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, n. 18, p. 361-370, 2010.

ESPÍNDULA, Alberi. Perícia criminal e cível: uma visão geral para peritos e usuários da perícia. 3. Ed. Campinas: Millenium, 2009.

FERRAZ, Taís Schilling. Segurança Pública: Os desafios de comunicação e integração. In FREITAS, V. P.; GARCIA, F. M. Segurança Pública: Rio de Janeiro: Lúmen Juris, 2016.

FIGUEIREDO, Isabel (Coord.). Resistência seguida de morte: a apuração dos limites do uso da força legal no âmbito da Polícia Judiciária, do Ministério Público e do Poder Judiciário – uma abordagem processual. Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo, São Paulo, 2002.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública. São Paulo: FBSP, 2017. Disponível em http://www.forumseguranca.org.br/atividades/anuario/. Acesso em 18 set. 2018.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA; FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Atlas da Violência. Rio de Janeiro: IPEA, FBSP, 2017. Disponível em http://www.ipea.gov.br/portal/images/170602_atlas_da_violencia_2017.pdf. Acesso em 18 set. 2018.

INSTITUTO SOU DA PAZ. Onde Radica a Impunidade? Por que o Brasil necessita de um indicador nacional de esclarecimento de homicídios. São Paulo, 2017. Disponível em https://inqueritometro.cnmp.mp.br/inqueritometro/home.seam. Acesso em 18 set. 2018.

MATOS, S.G; PRIORETI, F.A; BARATAS, R.B. Confiabilidade da informação sobre mortalidade por violência em Belo Horizonte, MG. Revista de Saúde Pública, São Paulo, n. 41, p. 76-84, 2007.

NUNES, M. G. et al. O Processamento de Homicídios no Brasil e a Estratégia Nacional de justiça e Segurança Pública em três estados: Alagoas, Santa Catarina e São Paulo. Instituto Sou da Paz, SENASP e PNUD, 2015).

PRADO, Geraldo. Prova Penal e sistema de controles epistêmicos. A quebra da cadeia de custódia das provas obtidas por métodos ocultos. São Paulo: Marcial Pons, 2014.

RIBEIRO, Ludmila; SILVA, Klarissa. Fluxo do Sistema de Justiça Criminal Brasileiro: Um balanço da literatura. Rio de Janeiro: Cadernos de Segurança Pública, a. 2, n. 1, p. 14-27, 2010.

RIBEIRO, L. A Produção Decisória do Sistema de Justiça Criminal para o Crime de Homicídio: Análise dos dados do Estado de São Paulo entre 1991 e 1998. Dados, v. 53, n. 1, pp. 159-194, 2010.

SANTOS, Boaventura de Souza. Para uma Revolução Democrática da Justiça. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

VARGAS, Joana Domingues. Fluxo do sistema de justiça criminal. In DE LIMA, Renato Sérgio; RATTON, José Luiz; AZEVEDO, Rodrigo Ghiringhelli (org.). Crime Polícia e Justiça no Brasil. São Paulo: Contexto, p. 411-422, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Taís Schilling Ferraz