PLANIFICAÇÃO ECONÔMICA E CATALAXIA: UMA ANÁLISE DE JOHN MAYNARD KEYNES E FRIEDRICH HAYEK

Flávio Pansieri

Resumo


O presente artigo pretende esboçar o pensamento de John Maynard Keynes e Friedrich Hayek a partir de uma visão geral de suas noções político-econômicas. Valendo-se da revisão bibliográfica destes autores, discorre-se sobre o papel do Estado na dinâmica dos mercados, demonstrando a influência destes pensadores em momentos distintos do século XX, quais sejam, o pós-quebra da Bolsa de 1929 e o pós-segunda guerra. O artigo conclui pela conjugação destes ideais em prol de um verdadeiro Estado democrático, que postula o desenvolvimento econômico e permita a liberdade dos cidadãos.


Texto completo:

PDF

Referências


BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; GIANFRANCO, Pasquino. Dicionário de política. 11 ed. Brasília: UNB, 1998.

DAVIDSON, Paul. Colocando as evidências em ordem: macroeconomia de Keynes versus velho e novo keynesianismo. In LIMA, Gilberto Tadeu; SICSÚ, João; DE PAULA, Luiz Fernando. Macroeconomia moderna: Keynes e a Economia Contemporânea. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

KEYNES, John Maynard. The end of laissez-faire. Disponível em: . Acesso em: 17/10/2017.

KEYNES, John Maynard. A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

HAYEK, Friedrich August Von. Direito, Legislação e Liberdade: Uma nova formulação dos princípios liberais de justiça e economia política. São Paulo: Visão, 1985.

HAYEK, Friedrich. O caminho da servidão. Lisboa: Edições 70, 2009.

MISSIO, Fabrício Jose; OREIRO, Jose Luis. Equilíbrio com Desemprego Involuntário em um Modelo de Ciclo-Limite. EconomiA, Brasília(DF), v.9, n.3, p. 545-575, set/dez 2008.

Nobel Prize. Friedrich Hayek. Disponível em: . Acesso em: 17/10/2017.

NUNES, Antonio José Avelãs. Introdução à História da Ciência Econômica e do Pensamento Econômico. Coimbra, Universidade de Coimbra, 2007.

NUNES, Antonio José Avelãs. Uma Introdução à Economia Política. São Paulo: Quartier Latin, 2007a.

REZENDE, Cyro. História Econômica Geral. 8 ed. São Paulo: Contexto, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Flávio Pansieri