CAPITALISMO E CONSUMISMO: OS DESAFIOS DO CONSUMO SUSTENTÁVEL NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Maria Beatriz Oliveira da Silva, Valdirene Silveira Flain

Resumo


O consumismo é a ideologia que permeia a sociedade contemporânea, que visa mais os valores e significados dos produtos que consomem, do que a real satisfação das necessidades. A ideologia capitalista está voltada para interesses mercadológicos, com vistas à obtenção do lucro. Numa dinâmica insustentável de insaciabilidade, voracidade e subestimação da natureza e da humanidade, as pessoas consomem produtos desnecessários o que aumenta o descarte de resíduos. A pesquisa pretende, através do método dialético, fazer uma análise dos limites e as possibilidades de se estabelecer uma consciência ética voltada ao consumo sustentável na sociedade contemporânea, em face do consumo excessivo ditado pelo sistema capitalista. Utilizou-se o método monográfico para a seleção da bibliografia. Dividiu-se o trabalho em dois principais capítulos. O primeiro trata da ideologia capitalista na sociedade contemporânea. No segundo, analisam-se os limites e possibilidades de se estabelecer uma consciência ética, voltada para o consumo sustentável nesta mesma sociedade. Assim, compreende-se que a informação e educação para o consumo é passível de estabelecer uma nova consciência ética voltada para o consumo sustentável, capaz de manter a harmonia entre o homem e a natureza.


Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

BAUDRILLARD, Jean. A Sociedade de Consumo - 2ª Ed. Portugal: EDIÇÕES 70. BRASIL, 2007.

BAUMAN, Zygmunt. Capitalismo parasitário: e outros temas contemporâneos. Zygmunt Bauman e Tim May. Tradução Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.

_______, Zygmunt. O Mal-Estar da Pós-Modernidade. Traduzido por Mauro Gama, Cláudia Martinelli Gama. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor LTDA, 1998.

_______, Zygmunt, Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,

BRASIL. Código de Defesa do Consumidor, Lei 8078 de 1990. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L8078.htm> Acesso em: 10 dec 2015a.

______. Constituição Federal de 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em: 10 dec. 2015b.

______. Ministério de Meio Ambiente. Disponível em: < http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/conceitos/consumo-sustentavel> Acesso em: 10 dec 2015c

______. Responsabilidade ambiental. Disponível em: Acesso em: 10 dec 2015d.

CAMPOS, Walter de Oliveira, DIREITO E IDEOLOGIA. Disponível em Acesso em: 05 dec 2015.

CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia? Disponível em: Acesso em: 10 ago 2015.

FREITAS, Juarez. Sustentabilidade - Direito ao Futuro. Belo Horizonte: Fórum, 2012.

JUNGES, José Roque. (Bio) ética ambiental. São Leopoldo: UNISINOS, 2010.

Layrargues , Philipe Pomier. Ideologia e meio ambiente, p. 35 a 53. In: A natureza da ideologia e a ideologia da natureza: elementos para uma sociologia da educação ambiental.Tese de Doutorado da Universidade Estadual de Campinas. Campinas,2003.

LEFEBVRE, Henri. A vida cotidiana no mundo moderno. Série Temas, vol. 24, SociologiaPolítica. São Paulo: Ática, 1991.

MARCUSE, H. A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional. Tradução de Giasone Rebuá. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.

MARQUES, Claudia Lima; BENJAMIN, Antônio Herman V.; MIRAGEM, Bruno. Comentários ao Código de Defesa do Consumidor. Editora Revista dos Tribunais. São Paulo, 2010.

MOSCOVICI, Serge. Natureza. Para pensar a ecologia. Tradução: Marie Louise Trindade Conilh de Beyssac, Regina Mathiu. Maria Inácia D’Ávila(Coord.), Tania Barros Maciel (Coord.). Rio de Janeiro: Mauad X: Instituto Gaia, 2007.

SANTOS, Laymert Garcia dos. Quando o conhecimento tecnocientífico se torna predação hight-tech: recursos genéticos e conhecimento tradicional no Brasil. SANTOS, Boaventura de Souza (org.). Semear outras soluções: os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

VEIGA, José Eli da. SUSTENTABILIDADE: a legitimação de um novo valor. São Paulo: Editora SENAC, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Valdirene Silveira Flain