Histórico do periódico

Criada em julho de 1974, a Revista da AJURIS é uma publicação semestral vinculada ao centro de pesquisas da Escola Superior da Magistratura, sob a responsabilidade da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul.

Destina-se a ser um instrumento de diálogo e divulgação do pensamento da Magistratura do Rio Grande do Sul e dos pesquisadores jurídicos, no âmbito nacional e internacional.

A publicação tem a preocupação de fomentar o debate jurídico, divulgar produção intelectual visando ao aprimoramento da jurisdição e do Estado Democrático de Direito, sem descurar da análise dogmática e crítica de questões normativas e de novas tendências jurisprudenciais. Para estimular esse debate, acolhe os mais diversos pontos de vista promovendo o senso crítico, a pluralidade e o diálogo.

Publica artigos selecionados dentro da principal linha de pesquisa “Democracia, Judiciário e Sociedade”, além de outras vinculadas ao centro de pesquisas da ESM, divididos nas seguintes seções: a) Doutrina nacional; b) Doutrina estrangeira; c) Jurisprudência selecionada e comentada; e d) Notas e resenhas de livros. Os artigos são submetidos ao crivo de pareceristas "ad hoc".

O conjunto do material publicado pela Revista deverá ser inédito, excetuando-se as traduções daqueles publicados em outros países, mas ainda não publicados em periódicos brasileiros. Seu público-alvo são os magistrados, estaduais e federais, pesquisadores, professores de Direito, discentes de cursos de pós-graduação e os operadores do Direito em geral.

A primeira edição da Revista da AJURIS foi publicada em julho de 1974. As edições 01 a 131 (setembro de 2013) foram publicadas em formato impresso, sendo que a partir da edição n. 132, migrou-se para o formato online. Por ora, podem ser acessados pela via online os conteúdos das revistas a partir da edição 125 (2012). As demais edições brevemente poderão também ser acessadas de forma online, facilitando, assim, a divulgação de seu conteúdo aos nossos leitores.

ISSN 2358-2480 - Qualis B1

 

Prof. Dr. Ingo Wolfgang Sarlet, Diretor.

Prof. Dr. Eugênio Facchini Neto, Coordenador do Conselho Editorial.